Negócios
Perfis de clientes: por que é tão importante entender o seu público?
Entender o público do seu negócio é crucial para oferecer produtos e serviços que atendam às preferências de cada cliente, que é único e possui as suas particularidades.


Perfis de clientes: por que é tão importante entender o seu público?
Estratégia ajuda a tomar boas decisões para o estabelecimento
Compreender os perfis de clientes que frequentam um estabelecimento ajuda a antecipar tendências e demandas do mercado, permitindo que ele se adapte rapidamente a mudanças e se mantenha competitivo no mercado de alimentação.
Além disso, entender o público do seu negócio é crucial para oferecer produtos e serviços que atendam às preferências e necessidades específicas de cada cliente, que é único e possui as suas particularidades.
Se você quer aplicar estratégias para identificar os perfis de clientes da sua padaria ou confeitaria, leia esse conteúdo e confira as dicas da Academia de Negócios Bunge!
Perfis de clientes: a importância de entendê-los para o sucesso do seu estabelecimento
Um estabelecimento de médio ou grande porte, recebe por dia dezenas ou centenas de pessoas, desde transeuntes até clientes fiéis. No entanto, conhecer o perfil demográfico, os hábitos de consumo e as preferências alimentares é essencial para padarias e confeitarias.
Para Erick Paulino, Especialista comportamento humano e organizacional. Sócio AIKA T&D e AKTI Eventos, entender os perfis de clientes não só aumenta a satisfação do seu público, mas também promove a fidelização, elementos essenciais para o sucesso e crescimento do negócio. “Falando sobre perfil do cliente, também chamada de persona, é fundamental que determinado estabelecimento estude qual o tipo de cliente que ele deseja atender”, ressalta.
Ao conhecer bem os seus clientes, é possível otimizar a operação, bem como gestão de estoque e a reduzir desperdícios, melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar a lucratividade. Portanto, investir em pesquisas de satisfação e análises de mercado para identificar e entender seu público é uma estratégia essencial para qualquer estabelecimento. “Se eu simplesmente melhoro a experiência, mas não identifico as características fundamentais do cliente que desejo atingir, acaba não surtindo tanto efeito”, complementa.
Antes de criar uma experiência para o cliente, é preciso entender quem é essa pessoa: qual a classe, gênero, localização e outras características, como se é casado (a), se tem filhos ou se mora sozinho (a). “São vários fatores que ajudam a entender quem é a pessoa que está do outro lado e à medida que conheço esse perfil predominante, consigo pensar nas melhores estratégias e soluções”, salienta.
Formulários: uma ferramenta essencial para identificar os perfis de clientes da sua padaria
Ainda segundo o especialista, cada pessoa gosta de algo diferente, então se crio uma experiência que o meu cliente principal não vê valor nisso, estou investindo em algo que não será percebido. Outro ponto é entender o que aquele cliente está buscando no seu estabelecimento como agilidade, qualidade, conforto ou encantamento como ser chamado pelo nome.
“Um instrumento fundamental para ter essa escuta ativa são os formulários, eles são muito eficientes para obter informações básicas sobre ele e sobre a sua percepção sobre o estabelecimento”, aponta.
No entanto, é importante perceber o melhor momento para abordá-lo, que incomode o mínimo possível e aproveitar para realizar algumas perguntas, mas de forma que o mesmo não tenha nenhum trabalho. “O ideal é ter poucas perguntas com opções para entender o que é o mais importante para ele, além de deixar um espaço para sugestões para melhorias”, orienta.
Para montar um formulário para pesquisa de satisfação em sua padaria ou confeitaria, é fundamental que ele tenha um número mínimo de respostas para se obter uma boa amostragem e com isso chegar a conclusões que possibilitem tomar boas decisões para o negócio.
Continue acompanhando a Academia de Negócios Bunge para conferir dicas para o sucesso do seu estabelecimento!
Confira também
Negócios
Os 10 tipos de pães que você precisa conhecer
Listamos os10 tipos de pães que você precisa conhecer!
Food Service
Como escolher a farinha ideal para massa folhada e semi folhada
Farinha para massa folhada
Negócios
Associação Brasileira de Franchising divulga os números de 2022
Setor de franquias ganha ritmo e cresce 18,7% no 3º trimestre
Confeitaria
Massa flora perdeu a crocância depois de recheada.
Confira nossa dica rápida.
Food Service
Cozinha industrial x cozinha profissional: você sabe a diferença?
Contar com espaços que possibilitem uma boa qualidade de trabalho resulta também em maior eficiência para o estabelecimento.
Food Service
Como escolher a melhor farinha para pães integrais?
Ao escolher a farinha para pães integrais é essencial entender as necessidades de cada estabelecimento e, principalmente, da receita que se quer realizar.
Food Service
Qual a melhor farinha de trigo para pães suaves?
Os ingredientes utilizados influenciam diretamente no resultado final
Negócios
Sentindo um cheirinho de novidade no ar?
Vem saber dessa novidade!
Food Service
O pão de fermentação natural é melhor ou não? O que dizem os especialistas
O pão de fermentação natural é uma tendência crescente..
Food Service
Segmento de food service aposta em receitas que tragam conforto e saudabilidade para manter o crescimento em 2023
Veja aqui os desafios do segmento de food service para manter o crescimento em 2023